29 de janeiro de 2011

Alternativas e Planejamentos


Alternativas e Planejamentos


Ontem, você viu que foco é fundamental para quaisquer oportunidades. No entanto, hoje irei enfatizar sobre Alternativas e Planejamentos. Isto mesmo. Uma boa alternativa pode e deve ser levada em conta. Contudo, apenas ter alternativas, como simples atalhos e/ou desvios, não é importante. Não interessa a ninguém.  Alternativas também são oportunidades. Às vezes estão camufladas. Outras, claras. Portanto, você precisa ter em mente o seguinte. Qualquer alternativa precisa ser verificada, analisada,  planejada, cultivada e aperfeiçoada. Serão estes os pontos que irei traçar para você, em  alguns dias ou semanas. Tudo vai depender do desenrolar de nossa conversa. Melhor dizendo. Do que você precisa. Daí sua contribuição ser muito útil. Faça seus comentários sobre o que você está lendo, aqui mesmo no final desta postagem. Pode até ser como anônimo. No entanto, se preferir manter contato comigo, coloque seu primeiro nome e forma de contato. Eu lhe responderei. Bom... Continuando, quero lhe desejar sucesso pleno em suas buscas, suas alternativas e oportunidades. Antes, porém, quero lhe deixar o roteiro de nossa futura conversa. O primeiro Tema será: O que é,  Por quê, Como, Quando e Para que Fazer a Verificação de Alternativas. Na sequência virá: análise, planejamento, cultivo e aperfeiçoamento de Alternativas. Tudo será muito bem detalhado, por partes e na sequência proposta. Um abraço! Até amnhã!

Raimundo Edilberto



 


28 de janeiro de 2011

Oportunidades e Alternativas - Foco

Oportunidades e Alternativas
Foco


Bom dia amiga e Amigo Leitor! Ontem, você viu que, nem sempre, atalhos e desvios são bons. Hoje, compreenderá porque o foco é mais importeante que todos eles juntos. Pois bem... Quando você tem metas e alvos a alcançar é provável, como já tenho falado, que seja necessário, fazer atalhos ou criar desvios, para que alcance seu propósito. No entanto, falei também que é você quem deve fazer a escolha.  Ou seja, você deve verificar criteriosamente, se vale a pena mudar de foco. Pois, toda vez que você muda de foco estará sujeito à situações desconhecidas e ao mesmo tempo , inesperadas. Muitas delas, inclusive, sem dimensões definidas, previamente. Portanto, elas são imprevisíveis.  Assim, cabe a você saber analisar as possibilidades. Previsívveis ou não. Por isso, lhe aconselho. Não mude de foco, sem ter certeza dos possíveis resultados que obterá. Seja por meio de atalhos ou de desvios. Continue no foco. Atalhos e/ou desvios são alternativas que podem ser empregadas, sim. Porém, apenas em situações de riscos,  previstos no foco. Só então é que deve sair do foco e buscar atalhos ou desvios. Fica aqui meu recado. O foco deverá ser a arma principal. Tanto de defesa quanto de ataque. Só deixe de usá-lo nas possíveis emergências. Abraços! Até amanhã!

Raimundo Edilberto

27 de janeiro de 2011

Oportunidades e Alternativas - Desvios



Oportunidades e Alternativas

Desvios



Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Continuando nossa conversa... Afinal, pelo o que você optou? Continuar no Atalho? Buscar desvios? Ou focar a oportunidade? Qualquer uma das três, que você tenha escolhido, será pertinente. Veja porque...  Buscar desvios, significa que o caminho atual não é dos melhores. Permnecer no atalho pode representar queima de etapas. Focar também exigirá de você, equilibrio... Mas eu havia falado que o tema será desvios. Pois bem... Caso você prefira fazer desvios, aqui vai uma dica: nem sempre os desvios tem a estrutura do foco. Assim também são os atalhos. Por isso, pense bem, antes de sair ou retornar para o foco. Não que o foco njão seja primordial. É sim. Acontece que, ao sair do foco, ir para os atalhos ou desvios e logo em seguida retornar, pode ser perigoso. Na verdade, você tem que está muito  bem preparado para não perder o rítmo. Se você já percebeu, toda hora estou focando aqui e agora. Isto é, sempre estou deixando de lado os temas desvios, atalhos e volto para o tema foco. Não é verdade?  Isso acontece porque os atalhos e desvios já não são tão importantes para mim quanto o foco. E para você, os atalhos e os desvios são mais importantes? Pense bem antes de responder. Não precisa negar seus sentimentos. Seja sincero. Isto será o bastante para que  você perceba, se vale a pena direcionar seus passos para os desvios. Lembre-se bem. Desvios, asim como atalhos, não produzem resultados consistentes. Apenas  só diminuem ou aumentam a pressão. Senão veja comigo. Imagine que você esteja seguindo numa direção. De repente, por qualquer motivo prcisa mudar de rumo. Você fica confuso. Reflete, reflete e não sabe o que fazer. É difícil, né? Sinceramente, sabe o que penso? Atalhos e desvios são duvidosos. Eu continuaria no foco. E você, o que fará? Espera até Amanhã. Eu lhe direi mais algumas coisas sobre a importância do foco, numa oportunidade. Talvez você esteja se perguntando, e as alternativas?... Onde elas poderão ser encaixadas?  O que o autor pretende? Lembre-se: não estou aqui para induzí-lo, mas sim, para descubra seu próprio caminho. Abraços! Até amanhã!


Raimundo Edilberto






































26 de janeiro de 2011

Oportunidades e Alternativas - Atalhos

Oportunidades e Alternativas
Atalhos


Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Ontem, iniciamos uma nova etapa, a qual chamaremos de Oportunidades e Alternativas. O que é um e o que é o outro? Oportunidades são fins. Alternativas, meios. Pelo meio é que você chegará ao fim.  Não inverta os papéis. O meio pode ter atalhos. Já o fim, não. É dos atalhos lternativos que iremos falar hoje. Como, quando e em que situação você pode se utilizar de atalhos, em uma oportunidade? Talvez seja esta a sua pergunta de sempre. A princípio, você deve ter entendido que atalho representam uma forma de encurtar alguns caminhos. Algumas situações inerentes ao seu percurso.  Ou seja da oportunidade. Mas tem algo mais. O atalho numa oportunidade pode prpvocar algumas complicações indejáveis. Tanto pelo fim quanto por seu sonho planejado. Quando falo do fim na verdade estou querendo dizer que o mesmo tem um objetivo, uma meta e um alvo. Você não pode perder isso de vista. Jamais. Já quando falo de seu sonho planejajado estou me referindo ao seu desejo interior, o qual levou muito tempo para amadurecê-lo. Este também jamis pode ser descartado por atalhos. E o que fazer, então? Na minha opinião, você deve oprtunizar seu sonho planejado. Quero dizer que você deve tornar seu sonho em uma  nova realidade. É somente para isso que devem servir os atalhos. Se não tiver  esta finalidade, será melhor partir para outra. Ou seja, buscar um desvio. Somente assim você colocar a oportunidade em risco. Mas não serei eu  nem ninguém que deve determinar isso. Será você mesmo. Somente é quem pode decidir se você está indo ou não pelo caminho certo. Portanto, cabeça no lugar. Pés no chão. Equilíbrio ,minha amiga e amigo. Você merece o sucesso que busca. Caso sua opção  seja pelo desvio, leia o texto de amanhã. Ou ainda, se optar em permanecer no atalho, também. No caso de preferir o foco, pule para a próxima postagem.  Abraços até amanhã!

Raimundo Edilberto

25 de janeiro de 2011

Oportunidades e Alternativas

Oportunidades e Alternativas


Bom dia Amiga e Amigo! Ontem, concluí sobre Sonho e Oportunidades.. Hoje, iniciarei uma nova etapa. Irei falar sobre Oportunidades e Alternativas. Isto é, irei mostrar que, na maioria das vezes, oportunidades são ofertas prontas e têm um só percurso. Daí ser necessário que você tenha outras opções, tais como alternativas diversas, as quais possam ser oportunas. Ou seja, que elas possam lhe oferecer atalhos para, no caso  do percurso da oportunidade ser longo e demorado,  você possa optar pelo caminho mais curto e viável. No caso, de você não precisar de atalhos, pode criar desvios. Quer dizer, você pode tornar o processo mais lento ou demorado, porém, seguro e consistente. Com outras palavras. Você certamente chegará ao destino traçado. Por último, vem o foco. Este, se apresenta naquela situação em que não há atalhos nem desvios. Você segue adiante, firme em seu propósito e sua meta. É a melhor alternativa. No entanto, você precisa ter bastante equilíbrio. Caso contrário, precisará usar uma das alternativas anteriores. Ou quem sabe, as duas ao mesmo tempo ou alternadamente. Não esqueça porém ao seu foco. É o que espero de você. E você, o que espera da oportunidade atual. Tem alguma previsão? E das alternativas? Quais são suas conclusões imediatas? Não espere pra ver. Seja conclusivo. O marketing exige isso.  Falarei um pouco mais... sobre Atalhos... Desvios... Focos... Até amanhã.... 

    Raimundo Edilberto

24 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - Decisão Rápida de Oportunidades




Sonho e Oportunidades II
Decisão Rápida de Oportunidades



'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.

Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Hoje, concluirei a analise desta minha frase. Você viu que sonho, seja ele qual for, exige muito tempo, planejamento e amadurecimento enquanto  que , oportunidades requer ação, percepção e decisão rápida. É esta última que você hoje. Decisão Rápida de Oportunidades. Em breve publicarei uma síntese dessa análise. Aguarde por favor! Bom... Depois de chegar onde você chegou só tem três alternativas: 1 - continuar sonhando; 2 - parar de sonhar ou 3 - Realizar seu sonho. Melhor. Torná-lo realidade. Tem mais. Com ou sem oprtunidade, você precisa tomar uma decisão. Supondo que você tenha uma oportunidade à vista, o melhor a fazer  é não perdê-la de vista e se apropriar dela, se for o caso. Contudo, no caso de não ser viável, talvez o melhor seja esperar um pouco mais. Porém, nunca desista de seus sonhos. Adequá-los,  se necessário. Desistir nunca! Por isso, muito cuidado ao ter que tomar uma decisão rápida. Consulte sempre alguém que conhece, em profundidade e extensão, a oportunidade que você está tendo. Principalmente, os prós e os contras. Observe, no entanto, que não serão eles que irão tomar a sua decisão. Será você! Mas existe um grupo de pessoas que pode influir e muito na tomada e continuidade da decisão, para o bom desempenho do futuro dessa oportunidade. São seus entes queridos mais próximos. Não esqueça de consultá-los também. Entretanto, talvez eles sejam as pessoas que menos conheçam da oportunidade.  Assim, mostre para eles os prós e os contras. Mas dê também alternativas , para o caso da oportunidade falhar. Como exemplo: demonstre com clareza  e firmeza  que você acredita na oportunidade.

                                                                                                             Raimundo Edilberto


23 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - A Percepção da Oportunidade


Sonho e Oportunidades II 
A Percepção da Oportunidade

'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.


Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Ontem, você viu que a opotunidade exige ação. Não no sentido de tomar uma decisão rápida e precipitada. Mas sim no sentido de você ser prudente e coerente, em suas decisões. Hoje, você vai ver sobre a Percepção da Oportunidade. Isto é, verificar os prós e  os contras. Ou seja, se há convergências ou dicvergências entre seus planos original e atual. Também verifique se há algo que lhe chame a atenção. Por exemplo, se há algo novo no pedaço. Melhor. Algo que você percebeu de diferente e que não pode ficar de fora de jeito nenhum.  Este é um dos momentos  mais cruciais da Percepção. Não  o perca de vista. Analise-o bem, antes de seguir em frente. Veja os pontos positivos e negativos. Decida se deve acrescentar ou não este algo que você percebeu. Enfim, deixe sua percepção fluir naturalmente. Não a provoque. Ela será fundamental, neste momento, para sua decisão final. Por isso, ela deve ficar livre da sua imposição voluntária ou mesmo involuntária. A perceção é algo maravilhoso que você tem e precisa deixá-la seguir seu rumo, seu caminho. Você não pode nem deve interferir. Mas, como eu dizia anteriormente, você precisa ter calma e analisar bem os pontos positivos e negativos que sua decisão pode proporcionar. Entretanto, talvez você esteja se perguntando: como tomar uma decisão se não posso interferir? Pois bem. É aí onde está o maior segredo do sucesso. Ser perceptivo! E ser perceptivo é ser natural. Não Racional. Nem mesmo fantasioso. Simplesmente deixar que seu eu interior fale mais alto. Supere as barreiras, os limites e obstáculos tão comuns a todos os seres humanos. No entanto, observe que o equilibrio entre o 'eu' racional exterior e o 'eu' emotivacional interior pode fazer muita diferença neste momento, na sua vida. Principalmente, para tomada desta decisão. Contudo, espere um pouco mais. Você precisará ainda de novos conhecimentos sobre como tomar uma decisão rápida, sem afetar suas relações, inclusive seu marketing pessoal. Um abraço! Até amanhã!...
Raimundo Edilberto





Marketing Pessoal e Profissional

*Marketing Pessoal e Profissional


O Marketing é muito importante não só para empresas, organizações e profissionais. É importante também para as pessoas. Especificamente para você. Seja profissional ou não. No entanto, marketing exclusivamente mercadalógico precisa ser repensado e revisto  na sua totalidade. Isto porque não vende-se apenas coisas, mercadorias, objetos, serviços e afins. Vende-se também personalidades, pessoas e privacidades. Note-se que, em nome do Marketing Mercadológico, inúmeras personalidades são expostas, muitas vezes, ao ridículo. Para se fazer marketing pessoal e profissional não precisamos de mercadologia. Só  precisamos, na verdade, de princípos decentes e conceitos coerentemente inovadores. Que tal vender  idéias, criatividades, otimismo, sucesso, desenvolvimento sócio-econômico e cultural? Pensemos sobre isto. Todos  precisamos do Marketing, porém o marketing não precisa de todos nós.  Contanto que o marketing não seja mais uma linha divisória entre àqueles  que podem e os que estão impossibilitados de ter alguma coisa , além do estritamente essencial. Façamos Marketing sim. Mas que fique claro.  Façamos marketing de sucesso para todos. Aqui está minha contribuição. Proponho que você faça a seguinte leitura  sobre MARKETING PESSOAL

Raimundo Edilberto


* Uma parada alternativa.