22 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - A ação da Oportunidade



Sonho e Oportunidades II 
A Ação da Oportunidade

'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.

Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Ontem, falei sobre o Amadurecimento do sonho. Hoje irei enfatizar sobre a Ação da Oportunidade. Ou seja, a ação que a oportunidade exige de você. Quero dizer que toda oportunidade exige uma ação. E, naturalmente, toda ação exige uma reação. No momento em que se lhes apresenta uma oportunidade, nem sempre você está preeparado para percebê-la como ela é de fato. Daí vir muitas dúvidas e incertezas. Sobre a percepção de uma oportunidade você verá na próxima edição deste diário. Agora, você deverá se prender ao aprofundamento da oportunidade. Esta será sua primeira ação. Portanto, fique calmo. Não tome nenhuma decisão precipitada. Seja prudente, coerente e sistêmico. Neste momento será importante que você não radicalize. Não se aproprie de nenhum padrão. Nem externo ou interno. Melhor. Nem de terceiro ou seu próprio. Seja firme em sua decisão. Lembre-se: sua busca tem sido longa e não será agora que você vai deixar passar esta oportunidade de ouro. Simplesmente, reveja o planejamento do seu sonho e verifique se esta atende os desejos dos seus sonhos. Um lembrete: eu falei para você não se apropriar de nenhum padrão. Pois bem, o planejamento do seu sonho não deverá ser visto como um padrão a seguir cegamente. Analise-o bem antes de tomar qualquer decisão. Mais uma vez, se for preciso, melhore seu plano de ação. Implemente-o com as condições que a oportunidade lhes apresenta e requer de você, neste momento. Sem alterar o plano original. Mantenha sempre uma cópia do original arquivada. Apenas faça transposição dela e só faça as alterações da cópia. Nunca do original. Em seguida compare as duas. Verifique e perceba se há convergência ou divergência. Como fazer isso? Amanhã lhe darei a dica em: Percepção da Oportunidade. Abraços! Até amanhã. 
Raimundo Edilberto

21 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - O Amadurecimento do Sonho

Sonho e Oportunidades II
O Amadurcimento do Tempo

'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.



Bom dia Amiga e Amigo leitor! Então, como vai o planejamento dos seus sonhos? Começou... Muito bem. Com um pouco de vontade própria, esforço e organização você alcançará suas metas. Não precisa muita pressa. Só precisará de perseverança no caminho escolhido. No começo da caminhada você pode parecer criança. Não saber muito. Ficar inseguro. Não ter certeza das coisas que quer. No entanto, não desista. Insista. Pois logo, terá aparência de adolescente. Sua impulsividade ficará latente. Seus desejos se multiplicarão. Sua rebeldia pode pôr tudo por água abaixo. Mas isso será muito bom. Será o momento de você amadurecer seus sonhos. Torná-los mais claros. Mais objetivos. Melhor definidos. Desta forma continue melhorando seu planejamento. Entretanto, não mude as metas, agora. Apenas as aperfeiçoe. Mudar as metas neste momento será ruim. Perigoso. Você pode pôr tudo a perder. Espere um pouco mais. Persista. Na seqüência, a aparência de adulto começa ganhar corpo. Consistência. Você está ganhando terreno. Seus sonhos cresceram ainda mais. Estão adquirindo o formato esperado por você. É hora de agir. Antes, porém, de colocar seu plano em prática e executa-lo reveja algumas questões pontuais. Meu conselho é que você não faça isso sozinho. Busque ajuda de amigos confiáveis. Se for preciso, procure um consultor na área de marketing. Ou na área que você quer atuar. Veja também a possibilidade de existir algum negócio pronto, se for o caso.  Ou a oportunidade de você afiliar-se à algum empreendimento, projeto ou atividade relacionados com o seu sonho.. De preferência, com marcas ou de renomes reconhecidos. Busque referência, histórico e consistência dos empreendimentos, de qualquer área ou segmento. Mas se preferir, crie seu próprio empreendimento, sua marca, seu segmento próprio. Inove. Faça o novo acontecer. Construa sua nova história. Não se preocupe com os obstáculos. Eles não existem no planejamento dos seus sonhos. Ou existem?...  Não tenha dúvida. Supere-os.  Vá em frente. Sucesso! Até amanhã! Abraços!”

Raimundo Edilberto






20 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - O Planejamento do sonho

Sonho e Oportunidades  II
O Planejamento do Sonho


'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.

Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Ontem, falei sobre o tempo do seu sonho. Hoje, falarei sobre o seu planejamento. Ou seja, sobre o planejamento do seu sonho! Você viu que seu sonho pode passar ou está passando por 3 fases ou etapas, distintas. Elas são: a curto, a médio e em longo prazo. Não sei exatamente em qual fase ou etapa você se encontra. Tanto no tempo quanto no planejamento do seu sonho. Somente você pode definir isso. E pode fazê-lo muito bem. É só começar. Não tenho nenhuma receita pronta. Mesmo porque minha intenção aqui não é ser guru de ninguém. Só estou compartilhando algumas experiências e conhecimentos. Espero, no entanto, que estes se encaixem no seu perfil. Vamos ao que interessa. Primeiro, veremos (eu e você): Como você vê seus sonhos? Em que fase eles se encontram? Quanto tempo faz que você os tem? Como você os tem planejado ao longo desse tempo? Ou não tem feito nenhum planejamento? No caso, de você ter feito algum planejamento, em quantas fases ou etapas você o estabeleceu? Em 1, 2, 3 ou mais fases? Caso você não tenha feito nenhum, comece agora mesmo. Lápis e papel na mão. Em segundo lugar, estabeleça uma meta simples para ser cumprida facilmente por você. Do tipo, reservar um espaço de tempo todos os dias, para refletir, avaliar e planejar  seus sonhos. Se possível, escolha um local com poucos movimentos e barulho, Comece com, no mínimo, 5 ou 10 minutos por dia. Se você achar que não é suficiente, vá aumentando aos poucos, numa escala de 5 minutos por vez. Se de repente, se distrair e ultrapassar o tempo programado, não tem importância. Pode continuar. Desde que não atrapalhe sua rotina diária ou seus afazeres. Agora, em terceiro lugar, vem o momento mais importante.  Feito isso, reveja o tempo do seu sonho e estabeleça uma meta para a realização dele. Siga o mesmo padrão: curto, médio e longo prazo. Com relação a meta de tempo, eu o aconselho a fazer o caminho inverso. Programe-o. Comece pelo o longo prazo. Anote tudo que pode ser feito para que seu sonho possa tornar-se realidade. Em seguida, selecione aquilo que lhe parecer mais importante e de fácil aplicação, no médio prazo. Por último, selecione 1, 2 ou 3 metas que possam ser iniciadas e executadas, imediatamente, por você. Observe que estas devem ser metas básicas, para que o seu planejamento seja colocado em prática nos momentos próprios, estabelecidos por você. Ou seja, médio e longo prazo. Se for preciso, refaça seu planejamento. Quantas vezes forem necessárias. Mãos à obra... Você vai conseguir. Qualquer dúvida entre em contato comigo, por e-mail ( veja em CONTATO ). Ou vá até COMENTÁRIOS, na Página principal ou aqui mesmo. Até amanhã. Abraços!



Raimundo Edilberto

19 de janeiro de 2011

Sonho e Oportunidades II - O tempo do Sonho

Sonho e Oportunidades  II
O Tempo do Sonho


'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.


Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Hoje você vai compreender melhor esta minha frase. Eu falarei um pouco mais sobre ela. Vou frisar o tempo do sonho. Melhor. Você vai entender porque o sonho exige muito tempo. Na minha opinião, uma das razões é que, inicialmente, ele é apenas um desejo pessoal. O que você me diz sobre isso? Aos poucos, vai crescendo ou diminuindo de tamanho. Algumas vezes, chega até mesmo a desaparecer do mapa. Outras, volta a surgir com toda força. Vai e volta. Assim é que não há prazos definidos para o sonho. Ele pode ser a curto, médio ou longo prazo. O que não  impede você de continuar firme em seu propósito. Quero dizer, no popósito de seu sonho. O tempo do sonho pode funcionar como uma espécie de medidor. Esclarecendo melhor. Quando o sonho brotou, você.não sabia direito o que queria. Na verdade, só com o tempo é que ele se agigantou e ganhou condição de sonho. Mesmo assim, ele precisa e deve passar pelo processo e passos acima. É assim que seu  sonho será amadurecido.No entanto, para que seu sonho possa tornar-se realidade. não basta apenas ser sonhado. Ele precisa de um bom planejamento. Este,  porém, exige muito tempo.  Somente assim é que vem o amadurecimento de fato. Talvez, você já tenha pasado por todas estas etapas, mesmo sem saber. Ou quem sabe as queimou. Com outras palavras, você pode ter pulado algumas delas. Mas isso não terá mais importancia. Ainda há tempo. Basta continuar lendo este diario e tirar suas pr´prias conclusões. Fazer exercícios solicitados. Aliás, o de hoje será sobre em que fase do sonho você se encontra. Mais uma vez, reflita melhor sobre o asunto. Amanhã continuaremos nossa conversa. Um abraço. Até...

Raimundo Edilberto

18 de janeiro de 2011

Sonhos e Oportunidades

Sonho e Oportunidades

'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'.

Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Certamente você deve ter sonhos, os quais, aparentemente, confundem-se com a realidade que lhe cerca. E isto pode tornar seus sonhos mais fáceis de serem realizados. Entretanto, você os vê como dois opostos que estão na contra mão da vida e do seu marketing pessoal. Da vida porque você aprendeu que sonhos são impossíveis de serem concretizados. Do marketing pessoal, porque você prefere fazer marketing do jeito tradicional.  Com outras palavras. Não Faz marketing do seu sonho.  Prefere fazer marketing da realidade que lhe cerca. A bem da verdade. isto pode bom ou ruim. Depende de vários fatrores. Por exemplo, não sei qual é  a sua realidade hoje. Se boa ou ruim. Se for boa, parabéns! Se ruim, fica aqui meu alerta. Em que esfera você se encontra: na dos sonhos ou na das realidades? É preciso avaliar bem. Para não fazer nada errado. Contudo, nada impede de você sonhar e viver a realidade, ao mesmo tempo. Ou vice-versa: viver a realidade e sonhar. o melhor para você.  Busque o equilíbrio entre os dois. Ele é importante  e fundamental para o seu sucesso. Talvez você esteja a se perguntar: não vai falar das oportunidades? Calma... Muito bem... Vejo que você está atento. Observe que está bem explicito na frase acima: sonho exige muito tempo, planejamento e amadurecimento, certo? Mas sonho requer também equilibrio, como já citei anteriormente. E como o sonho se realiza?  Na minha opinião, seus sonhos serão realidades quando os mesmos tiverem passados por estas tês etapas. Ou seja, tempo, planejamento e amadurecimento. Aí sim, seus sonhos terão alcançado o equilíbrio. Só assim, você estará preparado ou preparada para  deixar os sonhos fluirem e se espalharem. Se isto já está acontecendo, eu não sei. Só você poderá dizer. Enquanto você pensa, vou dar um tempo. Amanhã, voltarei a falar sobre o tempo dos sonhos, ok?  Depois falarei sobre o planejamento e por último: amadurecimento. Terminando os sonhos, iremos para as oportunidades. Farei a mesma coisa: verei sobre a ação, percepção e decisão rápida. Lembre-se, no entanto, que oportunidades também requer o equilíbrio. Sucesso para você. até amanhã.          
Raimundo Edilberto

17 de janeiro de 2011

Oportunidades Não Acontecem Todos os Dias

Oportunidades Não Acontecem Todos os Dias


Ontem, eu falei que desperdicei muitas oportunidades. E é verdade! Nem sempre vocêestá  preparado para quando elas surgirem de repente. Nem eu. Nem você. Nem ninguém. Às vezes, você pode até lamentar pelas oportunidades que já perdeu durante toda a sua vida.. Elas são incontáveis, não é verdade? Só que os seus lamentos não vão adiantar muito. O que você precisa mesmo é agir. E   rápido..Lembra comigo. Quantas oportunidades você já perdeu neste mês de janeiro? Lembra-se de alguma? E aquela oportunidade, que,você sonha a anos, será que não está fluindo, depois de cada leitura deste diário. Pensa bem. Caso alguém lhe dê uma oportunidade, qual delas lhe deixaria extremamente feliz e realizado? Lembre-se de uma coisa: 'Sonho exige muito tempo,  planejamento e amadurecimento. Ao contrário, oportunidade  requer ação, percepção e decisão rápida'. Você percebeu a diferença. Não?... Sim?... Decida rápido. Não ou sim? Não importa. Não precisa responder agora.  Sua resposta virá com o tempo, com o planejamento e com o amadurecimento. Porém, se a opotunidade bater à sua porta., não hexite. Faça o levantamento da situação proposta e dê o primeiro passo. Sucesso! Tenha uma boa tarde! Até amanhã!

Raimundo Edilberto

16 de janeiro de 2011

Marketing, Relação e Oportunidades


Marketing, Relação e Oportunidades



Nota: juntamos estas duas postagens em um só arquivo.

Bom dia Amiga e Amigo! Minha opinião sobre marketing e relação não terá muita importância, se ela não for absorvida por você. E quando falo assim, não quero dizer que você deva aceitar minhas idéias e sugestões. Quero apenas que entenda o quanto você é importante para as suas relações.  Talvez seja comum você ouvir das pessoas o seguinte comentário: não importa o que você faça, mas sim o que você é. Em outras palavras: quem é você. Em princípio, numa clara demonstração de que aceita a profissão ou atividade que você exerça. Isto referente ao que você faz. Quando a pergunta é quem você é, a coisa muda de figura. Senão vejamos. Não é muito natural alguém que esteja exercendo cargo ou função, em órgãos públicos,  fazer a seguinte afirmação: estou neste ou naquele cargo. Ou ainda, falando de outra pessoa: fulano está no cargo ou função tal. Na verdade, é mais comum você ouvir: fulano é isto ou aquilo. Algumas vezes, chega até confundir a pessoa com a função ou o cargo que  exerce.  Isto porque o interlocutor faz uma relação  dos atos com a pessoa. Muitas vezes, não vê os fatos que levaram essa ou aquela pessoa a praticar um ato ou  até mesmo tomar uma decisão contrária. Contrária, as vezes, até para ela mesma. Portanto, nem sempre o que faz é porque você quer. E nem sempre o que você quer, consegue fazer. Entretanto, no seu Marketing pessoal e nas suas relações existe uma coisa que, muitas vezes, fica ociosa porque você ainda não aprendeu a observá-la melhor.  É a oportunidade. Certamente, você pode concluir, antecipamente ou precipitadamente, que quero lhe falar da oportunidade de negócios. Mas não é isto. Na verdade, quero lhe falar da oportunidade in loco. Daquela que surge de repente, sem que você esteja preparado para compreendê-la, de fato. Melhor. É aquela oportunidade do Momento. Porém, esta é outra história.  Eu a contarei amanhã. Você  verá como pude transformar situações dificeis e delicadas, em momentos oportunos, ao meu favor. Não perca. Um abraço! Até amanhã. 
Raimundo Edilberto


Marketing, Relação e Oportunidades II


Bom dia Amiga e Amigo Leitor! Ontem eu lhe falava sobre sobre o Marketing, suas relações e possíveis oportunidades. Também eu lhe disse que hoje eu estaria fazendo mais alguns comentários sobre esta última. Na verdade, eu lhe contarei alguns fatos de minha vida, sem detalhar muito porque envolve outras pessoas. Também foram oportunidades únicas que, apesar disso, costumeiramente acontece. Em síntese: o fato é que toda vez que eu tinho uma necessidade ou um compromisso com alguém que não posso cumprir, fico atento para aquilo que cometem ou fazem contra mim.  Às vezes, é uma situação de engano ou erro. Até mesmo situações inesperadas, as quais jamais imaginaria que ocorresse, tanto propositadamente quanto aleatória. O importante é  que, estando atento às situações, você pode mudar uma situação desfavorável para você, em um momento favorável. Foi assim que aconteceu durante minha vida toda. Também é verdade que desperdicei muitas oportunidades de ouro. Mas, agora não vem ao caso. Quero apenas que perceba que, assim como eu, você pode utilizar sua inteligência, criatividade e perspicácia para obter resultados positivos a seu favor. Imagine que você está com um problemão para você. O que faz? Você guarda ele para você? Divide com os amigos mais próximos? Se estou certo, é provável que você esconda de todos, alguns dos problemas que vem enfrentando, não é verdade? Você é livre para decidir o que fazer. Pois nem eu mesmo sei o que se passa atrás da tela do meu computador, quanto mais querer que você faça algo só para me agradar. Mas uma coisa aprendi muito cedo. Se quer multiplicar alguma coisa em você, divida esta coisa com quem de direito. Não precisa ser necessariamente pessoas. Ou algum objeto de valor. Pode até ser nada. Ou tudo. Depende de você querer compartilhar algo. Portanto, comece agora mesmo. Divida seu tempo precioso com alguém. Ou cá  ( lá ) com seus botões. Não importa. Aliás, esta história dos botões é muito engraçada. Não acha? Bom... O bate-papo tá bom. Você até se divertiu, não é verdade? Mas agora preciso lhe dar também um pouco de tempo. Até amanhã. Cá com meus (seus) botões. O que vai fazer depois que sair daqui? Que tal aproveitar esta oportunidade para buscar novas oportunidades. Um Abraço. 


Raimundo Edilberto